sexta-feira, 15 de julho de 2011

Veículos da policia de São Paulo


Aqui no Brasil, a Policia Militar do estado de São Paulo usa viaturas Blazers para Força Tática e Escolta, Gols para as Rondas Escolares, motos para as Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas para a Rocam, furgões, que são usados como ambulâncias pelo Hospital da Polícia Militar (HPM), caminhonetes Hilux para o Comando de Operações Especiais (COE), do Comando de Policiamento de Choque.
Todos os veículos – carros e motos – são caracterizados com as cores e padrão gráfico que identificam a Polícia Militar. Os veículos de quatro rodas estão equipados com rádios digitais, que emitem mensagens criptografadas, imunes à interceptação de terceiros.


A Rota de São Paulo utiliza como viaturas oficiais o modelo Toyota Hilux SW4 2.7 com motor V6 a gasolina, possuem sistema de airbag, freios ABS e, por exigência operacional o câmbio manual. O novo modelo, além de maior potência, é mais espaçoso e permite o transporte adequado dos policiais e equipamentos para as atividades operacionais do batalhão.
Em Fortaleza - CE, o modelo da Toyota também é usado pela Polícia Militar.


A Polícia Militar do Estado de São Paulo conta também com 28 aeronaves. Sendo 20 helicópteros Águia, dois helicópteros para instrução de voo e seis aviões. O helicóptero “Águia” Esquilo - AS350, da Helibras equivale a 15 viaturas da Polícia. Ela atinge rapidamente as cidades mais distantes, orienta a atividade policial em terra por rádio, é importante no combate ao tráfico de drogas, no patrulhamento rural, no apoio ao serviço em geral da Polícia.


A frota do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo tem viaturas, divididas entre caminhões autobomba, unidades de resgate, motos 250cc, autotanques, Guarnições Educativas de Bombeiros (GEBs), viaturas tipo hatch e sedan,
entre outros veículos.


A Polícia Civil do Estado de São Paulo conta com viaturas caracterizadas, pintadas nas cores preto e branca com giroflex e outras descaracterizadas, para utilização em investigações sigilozas.


A Polícia Civil do Estado, também utiliza aeronaves em suas ações policiais e humanitárias, como o

helicóptero Pelicano - grupo do GARRA

e o Esquilo integrado à frota do Serviço Aerotático (SAT) do Deic (Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado). Este helicóptero também presta apoio a missões como o transporte de órgãos para transplante.


Os helicópteros são equipados com o sistema de moving map, um pequeno computador de bordo que pode fornecer dados, mapas e cartas de rotas, o guincho, para resgate de pessoas e objetos, com sistema de blindagem, que pode resistir a tiros de fuzil. O SAT-5 comporta seis tripulantes e conta ainda com farol de busca para auxiliar na localização de pessoas durante a noite; guincho para resgate de pessoas e objetos; equipamentos médicos de resgate; maca para remoção; equipamentos de ressuscitação; aparelhos para oxigênio; cordas e ganchos para resgate; esqui com degrau estendido; uma plataforma com degrau para embarque e desembarque de tripulantes com maior segurança; e GPS Garmin - identificador de coordenadas de alta definição, que possui uma interface de melhor qualidade e de fácil acesso
Além das ações policiais e sociais, os helicópteros do SAT são utilizados em situações de calamidade pública ou enchentes.

*************************************************
Conheça as missões atendidas pelos helicópteros da policia de São Paulo

Resgate aeromédico - Suportes avançados de vida, transportando o médico, enfermeiro, equipamentos e materiais necessários até o local da ocorrência no menor tempo possível, para o atendimento pré-hospitalar à vítima.

Remoção aeromédica - Trata-se da remoção de um paciente de um hospital para outro.

Policiamento ostensivo - Uma única aeronave pode dar suporte a até 37 viaturas.

Policiamento de Choque - É usado nas ações de controle de distúrbios civis (passeatas, rebeliões em presídios, protestos, reintegrações de posse e outras). Além de servir como plataforma de observação, o helicóptero ajuda a manter controle sobre extensas áreas, recebendo e transmitindo informações, dando aos comandantes envolvidos as condições e melhor embasamento para as suas decisões. As aeronaves ainda são empregadas no transporte de equipes especializadas, como o Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), o Comando de Operações Especiais (COE), entre outras.

Policiamento de Trânsito - Atua como plataforma de observação. Por não ter limitações quanto ao seu deslocamento, respeitando-se as condições meteorológicas e operacionais, o helicóptero, trabalhando conjuntamente com o Policiamento de Trânsito e com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), realiza voos sobre a região metropolitana de São Paulo observando o fluxo de veículos e detectando pontos de congestionamento, suas causas e orientando as equipes em terra.

Policiamento Ambiental - Os voos com as aeronaves permitem que as equipes de fiscalização acessem, pelo ar, pontos que dificilmente seriam detectados por vias terrestres. Esta ação dinamiza o trabalho das equipes de terra para a autuação dos infratores. Para essa missão também são empregados os aviões do Grupamento.

Combate a incêndios - Em incêndios de grandes proporções, os helicópteros tem múltiplas aplicações: avaliação global da situação para permitir um bom planejamento do combate; resgate de vítimas ou equipes técnicas cercadas pelo fogo, transporte de material e lançamento de água sobre os focos.

Defesa Civil - Nos últimos anos, em grandes desastres ocorridos em São Paulo e até em outros Estados, como em Santa Catarina, os helicópteros mostraram versatilidade socorrendo vítimas, prestando ajuda à população flagelada, resgatando pessoas isoladas, transportando alimentos, remédios, equipes médicas e mesmo sangue humano para cirurgias emergenciais.

Transporte de órgãos - É também um serviço relevante prestado pelo Grupamento, com utilização dos aviões ou helicópteros.

Nenhum comentário: