terça-feira, 15 de setembro de 2009

A arte de Cai Guo-Qiang


Obra Inopportune: Stage One ( Inoportuno: Cena Um), instalação composta de nove carros brancos suspensos como numa capotagem progressiva (e invertida) do chão ao topo da rotunda do museu Guggenheim de Nova York, dezenas de hastes de luz elétrica simulam fogos de artifício explodindo, é uma pertinente introdução à faceta espetacular da obra do artista chinês Cai Guo-Qiang. Conhecido pelos trabalhos em que utiliza pólvora, seja na "composição" de desenhos de grandes dimensões ou nos "eventos explosivos".
A série de "explosion events" foi iniciada em 1989; eventos entre os quais os mais famosos são, provavelmente (e em ordem cronológica), The Earth Has Its Black Hole Too: Project for Extraterrestrials nº 16 (A terra também tem seu buraco negro: Projeto para extraterrestres nº 16), realizado no parque central de Hiroshima em 1994, próximo à região atingida pela bomba atômica em agosto de 1945; The Century with Mushroom Clouds: Project for the 20th Century (O século das nuvens de cogumelo: Projeto para o século 2), que ocorreu em diferentes locais dos Estados Unidos entre fevereiro e abril de 1996; Ye Gong Hao Long (Mr. Ye Who Loves Dragons): Explosion Project for Tate Modern (Ye Gong Hao Long (Sr. Ye apaixonado por dragões): Projeto de explosão para a Tate Modern], projetado para o museu londrino e a Millenium Bridge em 2003; e Red Flag (Bandeira vermelha), ambiciosa explosão levada a cabo na fachada da Galeria Nacional de Arte Zacheta, em Varsóvia, em 2005; além, obviamente, do espetáculo que foi preparado para a abertura dos jogos olímpicos de Pequim, em 2008.

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